terça-feira, 19 de maio de 2015

MATEMÁTICA

No JI de Guisande aprendemos matemática de uma forma muito lúdica e ao mesmo tempo aprendemos a reciclar tampinhas.





ECO-ESCOLA

A professora Graça Pereira, coordenadora do projeto Eco-escola, visitou o JI de Guisande.

Como somos uma escola Eco-escola, recebemos a bandeira que esteve no nosso Jardim, num local bem visível, durante uma semana.



quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Hora do Conto na BE

O Jardim de Infância da Cruz veio à Biblioteca de Celeirós para a "Hora do Conto"!

Foi com grande alegria que recebemos os meninos do JI da Cruz.
Foram convidados a entrar no Mundo da Magia já com cheirinho a Natal.


                 








segunda-feira, 1 de setembro de 2014

VOLTAR AO JARDIM DE INFÂNCIA


No jardim-de-infância, as crianças vão encontrar um conjunto de atividades que vão gostar e que lhes darão enorme satisfação, algo que dificilmente encontrarão noutros locais.
Em primeiro lugar, um espaço alargado de socialização, ou seja, um espaço onde podem estar com outras crianças da sua idade, ou de idades próximas, e interagir com elas em múltiplas situações. 
Em segundo lugar, é um espaço lúdico, onde as crianças brincam livremente, o seu principal “ofício”, tão necessário para que possam viver, conviver, imaginar e crescer. Mas um local, também, e por excelência, de atividade e de aprendizagem. As crianças gostam de fazer coisas, de intervir e agir, gostam de realizar e concretizar, gostam de ter tarefas e de se envolverem em projetos. E é nessa ação que surgem múltiplas e ricas oportunidades de aprendizagem. 
O jardim-de-infância é um local de vivência da organização e de regras. As crianças precisam de ambientes organizados e com regras. Um ambiente com estas características é absolutamente necessário para que se estruturem a si próprias, para que aprendam a viver com os outros, para que possam crescer de forma mais equilibrada e harmoniosa. 
Educadores e crianças vão estar juntos, vão-se conhecer mais e melhor, vão fazer muita coisa em conjunto, vão-se divertir, aprender e juntos vão crescer. 

Contamos desde já com a colaboração de todas famílias!

Dia 1 de setembro um NOVO ANO LETIVO...como tal, desejo..


quinta-feira, 27 de março de 2014

Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde (por Henrique Nogueira)
Qual o significado deste dia para nós educadores, pais, avós e crianças?
Há alguns anos atrás, ter saúde era não estar doente, não adoecer, não ter doenças crónicas. O conceito evoluiu ao longo do tempo. É também sentirmo-nos realizados no nosso meio ambiente, no trabalho, no plano sociocultural, estar bem sob o ponto de vista psíquico.
À era curativa sucedeu a era da prevenção. Esta filosofia implica em cada idade um conjunto de regras que devemos seguir. As necessidades básicas das crianças (alimentação, educação e cuidados de saúde) têm hoje um carácter mais dinâmico.
A alimentação deve privilegiar a variedade e o equilíbrio de forma a promover o crescimento, mas também a evitar o aparecimento da obesidade.
A atividade física, na qual se englobam as brincadeiras e jogos próprios da infância, deve ser partilhada com os pais.
Cabe aos pais e educadores proporcionar aos seus educandos um ambiente acolhedor, estimulante, dar-lhes amor e compreensão, atendendo ao desabrochar da sua personalidade, procurando prevenir comportamentos de risco e garantir os cuidados médicos, como as vacinas, o tratamento adequado das doenças agudas, o incutir hábitos de higiene básicos.
À noite, o simples ato de contar uma história pode ser o melhor corolário para um dia bem passado. Isso implica, além da disponibilidade, que os pais se sintam realizados no seu trabalho de forma que o crescimento da criança se processe num clima de paz e harmonia e em estreita ligação com a escola e outros agentes da educação.
No plano preventivo, as horas de sono, a higiene da visão e da audição completam o quadro.
Pensar sobre estes pontos e programar uma mudança, ainda que por etapas, será a melhor forma de viver e pensar este Dia Mundial da Saúde.

Henrique Nogueira  – especialista em pediatria na Clínica Pediátrica do Porto e sub especialista em neonatologia.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Interrupção Carnaval

A interrupção de Carnaval decorre nos dias 3, 4 e 5 de março, nesses dias funciona a AAAF ( atividades de animação e apoio à família) para as crianças inscritas.
A todos desejamos um Carnaval com muita alegria!

CARNAVAL

No dia 28 de fevereiro, todos os JI participam em desfiles de Carnaval ou na freguesia ou em Braga com o apoio da Câmara Municipal.
As crianças estão animadas e ansiosas, esperemos que o tempo sorria também.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR


"A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário".
Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Os Jardins e EB1 do Agrupamento de Escolas de Celeirós vão ao Circo!

"Dezembro é tempo de alegria e muita animação"
Com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga e do Pingo do Doce, que oferece os lanches, todas as crianças das EB1 e JI vão ao Circo.



 9 de dezembro - EB1/ JI de Figueiredo e Lamas
10 de dezembro - EB1/JI de Escudeiros, Guisande e Garapôa
11 de dezembro -EB1/JI da Cruz
16 de dezembro - EB1/JI de Oliveira S. Pedro

domingo, 24 de novembro de 2013

Educação Rodoviária na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB

A Educação Rodoviária é uma das dimensões da Educação para a Cidadania, tendo sido publicado pela DGE, em 2012, o Referencial de Educação Rodoviária para a Educação Pré-escolar e o Ensino Básico que se destina a apoiar a prática educativa dos docentes, nesta área, e promover a sua operacionalização na escola.

Para o desenvolvimento do projeto ACP Kids, o ACP disponibiliza um conjunto de materiais de apoio a todos os educadores de infância e professores do 1.º ciclo interessados que manifestem a sua adesão.

Mais informações, bem como o acesso à inscrição no projeto ACP Kids, encontram-se disponíveis na na página http://www.acpkids.pt/
DGE

Conta-nos uma história!

A iniciativa Conta-nos uma história! - Podcast na Educação é um concurso promovido pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (DGE), da Rede de Bibliotecas Escolares(RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), contando com o apoio da Microsoft.
 
Este concurso visa a conceção e desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo que decorram da criação de histórias originais ou do reconto de contos, fábulas, parábolas, lendas ou outros textos já existentes. 
O concurso dirige-se às escolas de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A candidatura à 5ª edição do concurso «Conta-nos uma história!» decorre até 15 de janeiro de 2014, sendo realizada através do preenchimento do respetivo formulário em linha. O período para submissão de trabalhos vai de 16 de janeiro a 31 de março.

Para a leitura do regulamento e outros esclarecimentos, deverá ser consultado o sítio web de apoio ao concurso ou enviada uma mensagem de correio eletrónico para podcast@dge.mec.pt.