quinta-feira, 27 de março de 2014

Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde (por Henrique Nogueira)
Qual o significado deste dia para nós educadores, pais, avós e crianças?
Há alguns anos atrás, ter saúde era não estar doente, não adoecer, não ter doenças crónicas. O conceito evoluiu ao longo do tempo. É também sentirmo-nos realizados no nosso meio ambiente, no trabalho, no plano sociocultural, estar bem sob o ponto de vista psíquico.
À era curativa sucedeu a era da prevenção. Esta filosofia implica em cada idade um conjunto de regras que devemos seguir. As necessidades básicas das crianças (alimentação, educação e cuidados de saúde) têm hoje um carácter mais dinâmico.
A alimentação deve privilegiar a variedade e o equilíbrio de forma a promover o crescimento, mas também a evitar o aparecimento da obesidade.
A atividade física, na qual se englobam as brincadeiras e jogos próprios da infância, deve ser partilhada com os pais.
Cabe aos pais e educadores proporcionar aos seus educandos um ambiente acolhedor, estimulante, dar-lhes amor e compreensão, atendendo ao desabrochar da sua personalidade, procurando prevenir comportamentos de risco e garantir os cuidados médicos, como as vacinas, o tratamento adequado das doenças agudas, o incutir hábitos de higiene básicos.
À noite, o simples ato de contar uma história pode ser o melhor corolário para um dia bem passado. Isso implica, além da disponibilidade, que os pais se sintam realizados no seu trabalho de forma que o crescimento da criança se processe num clima de paz e harmonia e em estreita ligação com a escola e outros agentes da educação.
No plano preventivo, as horas de sono, a higiene da visão e da audição completam o quadro.
Pensar sobre estes pontos e programar uma mudança, ainda que por etapas, será a melhor forma de viver e pensar este Dia Mundial da Saúde.

Henrique Nogueira  – especialista em pediatria na Clínica Pediátrica do Porto e sub especialista em neonatologia.


Sem comentários:

Enviar um comentário